Simulador ProUni 2019

Simulador Prouni 2019 – O Programa Universidade para Todos, nacionalmente conhecido como ProUni 2019, resume-se a uma ação governamental que objetiva um ensino superior mais abrangente. Isso é promovido a partir do oferecimento de bolsas de estudo aos indivíduos de baixa renda.

Pensando na grande relevância desse programa, decidimos escrutinar, ao longo deste artigo, algumas de suas características mais relevantes. Então, venha com a gente para entender mais!

Simulador ProUni 2019
Simulador ProUni 2019

Simulador ProUni 2019

Infelizmente, a quantidade de bolsas que o ProUni disponibiliza é limitada. Assim, como forma de eleger os candidatos mais aptos a cada área, o programa utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método seletivo.

Com a nota da prova em mãos, os estudantes podem utilizar o Simulador ProUni, um software disponibilizado por algumas plataformas de estudos. Essa ferramenta compara a pontuação do candidato com a provável nota de corte das universidades de uma região, a fim de apontar os núcleos em que o indivíduo terá maior chance de ser aprovado.

Simulador PROUNI 2019
Simulador PROUNI 2019

Como Utilizar o Simulador ProUni?

Dentre os simuladores que são viabilizados de modo on-line, o mais popular e de maior credibilidade é o programa oferecido pelo Quero Bolsa 2019. O canal, que é totalmente voltado aos estudantes, verifica as notas de corte de vários anos anteriores, de modo a precisar resultados próximos dos reais.

O simulador é totalmente gratuito, sendo necessário que o indivíduo tenha somente uma conexão à internet para poder acessá-lo. Dispondo disso, basta:

  • Entrar no site da plataforma clicando neste link;
  • Informar as informações requisitadas – curso pretendido, média obtida no Enem (que é a soma de todas as pontuações dividida por 05), cidade de preferência e e-mail para contato;
  • Clicar em consultar e analisar a opções selecionadas.


Nota de Corte do ProUni

As notas de corte do ProUni são determinadas de acordo com a concorrência da graduação e da instituição. Para definir a pontuação mínima para certo curso de certa universidade, por exemplo, o sistema do programa compara as médias de todos os inscritos àquelas vagas, de modo que se possa determinar a menor nota que a pessoa tem de obter para garantir a bolsa.

Quem Pode Participar do ProUni?

Como citado anteriormente, o ProUni é voltado às pessoas de baixa renda, com o intuito de oferecer oportunidades que elas, em condições habituais, não teriam. Assim, a fim de garantir o cumprimento dessa definição, o programa exige certos requisitos para que um indivíduo possa concorrer a uma das bolsas ofertadas.

Uma dessas condições, que é obrigatória a quase todos os interessados, é a de ter uma renda familiar que não ultrapasse o valor de três salários mínimos per capita. Os únicos isentos a essa norma são os professores do ensino básico; eles podem concorrer a uma das vagas Prouni mesmo possuindo uma renda maior que a estabelecida, desde que estejam empregados em uma escola pública e almejem a uma graduação de licenciatura ou de pedagogia.

Além disso, é necessário que a pessoa atenda, ao menos, a uma das exigências seguintes:

  • Possuir alguma deficiência;
  • Ter concluído todo o ensino médio em uma instituição pública;
  • Ter concluído todo o ensino médio em uma instituição particular com bolsa integral de estudos;
  • Ter cursado parte do ensino médio em uma instituição pública e parte em uma instituição privada com bolsa integral de estudos.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário