Inscrições Prouni 2019: Inscrição, Data, Como Funciona, Como se inscrever

Estudante, fique atento, pois o Ministério da Educação (MEC) já liberou o edital de inscrições Prouni 2019. O Programa Universidade para Todos é um dos programas educacionais mais importantes do Brasil e que abrirá, em poucas semanas, o seu período de inscrições para o primeiro semestre letivo de 2019. Fique atento e confira abaixo tudo o que você precisa saber para realizar as inscrições Prouni 2019.

O Prouni (Programa Universidade para todos) oferece bolsas de estudo em duas modalidades, parciais e integrais – para que os estudantes possam fazer uma faculdade.

Inscrições Prouni 2019
Inscrições Prouni 2019

Pois bem, se você terminou o Ensino Médio e está à procura de novas oportunidades precisa ler este artigo agora até o final para ficar por dentro de todas as novidades do Prouni 2019. Vamos lá?


Prouni 2019

O Prouni, como havia adiantado, é um programa estudantil que pertence ao Ministério da Educação (MEC). O Prouni nasceu em 2004 com o intuito de auxiliar os estudantes que prestaram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a ingressarem em instituições do ensino superior por meio de bolsas de estudo, as quais são oferecidas como parciais (50%) ou integrais (100%).

Após a criação do Prouni, milhares de estudantes em todo o Brasil puderam realizar o seu sonho e estudar em grandes e boas universidades graças ao Programa. Mas, não pense que o Prouni se resume a só auxiliar os estudantes no ingresso as faculdades e universidades, pois ele possui ações que se estendem a esse momento.


Quem pode participar do Prouni 2019?

É importante ficar atento para os requisitos do Programa Prouni. O programa é focado em dar bolsas a de estudos para estudantes de baixa renda e professores da rede pública que queiram cursar a licenciatura.

Podem se inscrever para o programa os estudantes que:

  • Tenham cursado todo o ensino médio em escola pública;
  • Tenham cursado o ensino médio em escola particular na qualidade de bolsista integral da instituição de ensino;
  • Professores da rede pública de educação que se candidatem a cursos na área de licenciatura;
  • Portadores de deficiência.

Vale lembrar que o principal requisito para participar das inscrições Prouni 2019 é ter feito pelo menos 450 pontos na prova objetiva e não ter zerado a redação.

Quem pode se inscrever PROUNI 2019
Quem pode se inscrever PROUNI 2019

Inscrições Prouni 2019

Se você deseja se inscrever no Prouni e busca por maiores informações saiba que está no post certo! O programa já divulgou que as inscrições estarão abertas entre os dias 06 e 09 de fevereiro de 2019 para que estudantes possam tentar uma bolsa de estudos.

Vale lembrar que desde o último dia 15 de Janeiro de 2019 que o edital do Prouni já se encontra publicado no DOU (Diário Oficial da União) para que possa ser consultado. Para se inscrever no programa é necessário que você acesse o seguinte link (http://prouniportal.mec.gov.br/) e clique no botão específico de inscrição durante o respectivo período de recebimento do sistema, ou seja, entre 06 e 09 de Fevereiro de 2019.

Inscrição PROUNI 2019
Inscrição PROUNI 2019

Feito isso, é só procurar pelas instituições e cursos que estejam ofertando bolsas para este ano letivo. Assim que optar por aquela que lhe for melhor, é só informar o número de inscrição e respectiva senha que utilizou no último ENEM.

Vale lembrar que durante o processo de inscrição você pode escolher duas opções de instituição, bem como de curso e turno dentre as bolsas disponibilizadas conforme seja de acordo com os seus interesses. Ao finalizar a sua inscrição é só começar a acompanhar a nota de corte do Prouni 2019.


Notas de corte o Prouni 2019

Os estudantes que se candidatarem ao PROUNI 2019 serão selecionados a partir do sistema de notas de corte.

Nesse sistema, serão selecionados os estudantes que tiverem tirado as melhores notas do Enem. O estudante poderá verificar, durante o período de inscrições, as notas mínimas para passar em cada curso pretendido, de acordo com as notas dos candidatos inscritos e número de vagas.

Nota de Corte Prouni 2019
Nota de Corte Prouni 2019

Assim, se sua nota não for o suficiente para ser aprovado, este poderá alterar o curso para outro em que seria aprovado com sua nota do enem.


Documentos necessários para a inscrição Prouni 2019

Documentos PROUNI 2019

Para participar do programa, o candidato precisa comprovar as informações cadastradas sobre seu grupo familiar e renda mensal. Além da lista solicitada pelo MEC, a instituição de ensino poderá solicitar documentos adicionais para verificar a autenticidade das informações.

  • Documento de identidade e CPF – de todos os membros do grupo familiar;
  • Carteira de trabalho atualizada – de todos os membros do grupo familiar que já possuam o documento;
  • Comprovante de residência – Serão aceitas contas de consumo dos últimos 3 meses que comprovem residência, como: água, energia elétrica, gás, telefone fixo, etc.
  • Declaração de IRPF de todos os membros dos membros que tiverem entregue no último ao, acompanhada do comprovante de entrega da declaração do IRPF;
  • Comprovante de compra (nota fiscal) de compra de veículos automotores e imóveis, caso a família possua tais bens;
  • Caso o estudante tenha cursado o ensino médio na qualidade de bolsista de escola particular, apresentar o comprovante de recebimento de bolsa de estudos integral, emitido pela própria instituição de ensino.

O que fazer após o período de inscrição Prouni?

Após o encerramento do prazo de inscrição do PROUNI, o Ministério da Educação vai avaliar através da nota de corte do Enem e dos dados informados no questionário socioeconômico. O estudante será selecionado de acordo com as opções de curso no ato da inscrição, e caso sua nota do Enem seja superior à nota de corte, terá direito a receber a bolsa de estudos.

Após o período de seleção, o candidato que tiver sido aprovado terá 5 dias úteis para entregar toda a documentação comprobatória, de acordo com a lista de documentos liberada pela própria instituição.

Documentos Prouni 2019
Documentos Prouni 2019

Caso você não seja selecionado, fique atento para a segunda chamada do exame, pois os candidatos que perderem o prazo, ou não forem selecionados para o Programa Universidade para Todos 2019 cederão vagas para os próximos na fila de espera.


Requisito para Inscrição Prouni 2019

Como todo programa, o Prouni possui seus próprios requisitos para a participação de candidatos, os quais são os seguintes:

  • O candidato deve ter cursado o ensino médio em escola pública de forma parcial e a outra parte em escola privada, desde que nesta tenha recebido a bolsa integral da respectiva instituição
  • O candidato deve ter uma renda bruta mensal de até três salários mínimos por componente familiar para poder receber as bolsas parciais (50%)
  • O candidato deve ter uma renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio por componente familiar para poder receber as bolsas integrais (100%)
  • Candidatos que possuem algum tipo de deficiência
  • Professores da rede pública de ensino que atuam na educação básica e que fazem parte do quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Requisitos Prouni 2019
Requisitos Prouni 2019

Datas de inscrição do Prouni 2019

O período de inscrições será entre 06 e 09 de fevereiro de 2019.


Cronograma Prouni 2019

Calendário PROUNI 2019Basicamente, o cronograma do Prouni é estruturado da seguinte forma:

  • Período de inscrições – 06/01 a 09/02
  • Resultado da Primeira chamada – 14/02
  • Comprovação de informações – 06/02 a 13/02
  • Resultado da Segunda Chamada – 02/03
  • Comprovação de informações – 20/02 a 24/02
  • Participação na Lista de Espera – 16/06 a 19/03
  • Entrega de documentação dos candidatos – 13/03 a 14/03

Vale lembrar que o cronograma acima contém as datas estimadas, pois o cronograma prouni 2019 oficial ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação.

Para ter mais informações sobre a liberação do benefício, você pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161 (Ligação gratuita).


Listas de Espera Prouni 2019

O Prouni realiza duas chamadas que você pode conferir no próprio site do Programa ou na instituição de ensino. É importante acompanha-las, pois assim que for chamado deverá se dirigir pessoalmente para apresentar a sua documentação para a matrícula, caso o contrário, perderá a oportunidade. Fique atento!

Tem dúvidas ainda? Deixe sua mensagem nos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário