Como Funciona o Prouni 2019: Inscrição e Resultado

O Governo Federal conta com vários programas de financiamento estudantil, e dentre eles destaca-se o Prouni 2019 que ajuda vários brasileiros com baixa renda a ingressarem no ensino superior. Por isso, se você busca por uma oportunidade para estudar numa universidade pagando pouco ou até mesmo nada, não deixe de entender como funciona o Prouni 2019 já nos próximos tópicos.

Como Funciona o Prouni 2019
Como Funciona o Prouni 2019

Como Funciona o Prouni 2019

O Programa Universidade para Todos, ou simplesmente Prouni, é mais um dos programas do MEC disponível para os estudantes brasileiros que tem o objetivo de ingressar numa faculdade privada contando com um financiamento parcial (50%) ou integral (100%) para os estudos.

Pelo fato deste programa dar financiamento para estudantes que pretendem fazer a sua graduação num curso superior, essa opção de fundo estudantil é bastante prática pra quem não conseguiu a pontuação necessária na prova do ENEM para entrar numa faculdade pública.

Outro especto que torna o Prouni num dos programas que têm recebido cada vez mais candidatos a cada ano, reside no fato dele estar disponível duas vezes por ano, no começo e no segundo semestre, o que dá mais tempo ao estudante para fazer a sua inscrição.

Como Funciona o PROUNI 2019
Como Funciona o PROUNI 2019

Quem pode se inscrever no Prouni 2019

Os requisitos para poder se beneficiar do Prouni 2019:

  • Ter realizado a prova do ENEM no ano antecedente ao da candidatura Prouni. A nota media alcançada no ENEM deve ser superior a 400 pontos e a nota na redação deve ser diferente de zero (0).
  • Ter cursado totalmente todo o ensino médio numa escola pública ou ter estudado parte ou ainda todo o ensino médio em uma escola privada se beneficiando de bolsa integral;
  • Contar com alguma deficiência física;
  • Ser professor de escolas públicas do ensino médio concorrendo para ganhar uma vaga num curso de licenciatura, superior normal ou pedagogia;
  • Comprovar renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos por membro da família.
  1. Para receber uma Bolsa Parcial (50%): – a renda familiar mensal não deve ultrapassar o valor correspondente a 3 salários mínimos por cada membro da família. Salientando que no caso do professor de magistério essa exigência é invalidada.
  2. Para ter direito a Bolsa Integral (100%): – é obrigatório que a renda familiar bruta mensal do candidato seja inferior ou igual a um salário mínimo e meio por cada integrante da família.

I-M-P-O-R-T-A-N-T-E: Para permanecer com a bolsa Prouni 2019 é preciso que o estudante consiga manter no mínimo 75% de aproveitamento em todas as matérias e todos os semestres.


Como se inscrever no Prouni 2019

Felizmente o processo que envolve a inscrição neste programa é bastante simples. É possível realizá-lo a partir dos dados referentes ao seu cadastro no ENEM.

Confira o passo a passo de como se inscrever no Prouni 2019, já a seguir:

  1. Entre no site Oficial do programa clicando AQUI.
  2. Assumindo que o prazo de inscrições está valendo, clique em “inscrever-se”.
  3. Feito isso, serão lhe solicitados dados referentes ao seu cadastro no ENEM e Sisu. Entre com as informações pedidas;
  4. Agora o site apresentará informações relacionadas ao seu número de inscrição. Analise e veja se está tudo correto ou não;
  5. Entrado no sistema, escolha o curso pretendido, não esquecendo da segunda opção;
  6. Terminado o passo anterior, agora basta aguardar pelos resultados.


Resultado Prouni 2019

Pra saber se você admitiu ou não para receber esse benefício, basta esperar até que os resultados sejam divulgados. Você pode facilmente consultá-los no site da Prouni.

Lembrando que é importante ter consigo os seus dados de cadastro no momento da visita ao site. Eles serão necessários para entrar na sua conta e finalmente conferir o resultado Prouni 2019. Você saberá se conseguiu ou não admitir.

Resultado Prouni
Resultado Prouni
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe um comentário