Como elaborar um cronograma de estudos infalível para o Enem

Revisar as tarefas diariamente que são vistas em sala de aula é um grande desafio. A dificuldade de concentração, bem como a falta de organização são bastante comuns na hora de estudar. Quantas vezes você não leu um texto e percebe que não compreendia bem alguns parágrafos, não é mesmo? Ou ainda acabou deixando de lado alguns exercícios para ver as redes sociais e nunca mais deu a devida atenção.

Esta é uma situação comum que ocorre em diversas vezes, principalmente nos momentos de estudar sozinho e poderão gerar frustração e aumentar a ansiedade do vestibulando. Porém não se preocupe, o fato de perder o fio da meada no estudo é normal e acontece bastante. Confira algumas dicas para melhorar a sua concentração e o ambiente dos estudos.

Comece definindo um ambiente para estudos e organize o seu espaço

Procure determinar um local fixo e confortável. Este ambiente possui uma grande influência em sua concentração. É importante por este motivo escolher corretamente um lugar de estudos que seja bonito, agradável e conte com pouca distração. Este lugar deverá ser fixo, mudanças de lugares não favorecem muito a compreensão dos mesmos, e as coisas á volta do estudante cada vez estão diferentes quando ele opta por estudar em outros espaços, por isso é melhor se habituar a apenas um lugar para estudos.

Organize o ambiente de estudos e evite distrações

Especialistas apontam que apenas os materiais que são utilizados para estudar precisam estar na mesa para evitar as possíveis distrações. O lugar deve ser sempre o mais neutro possível, tudo porque os objetos acabam nos distraindo facilmente, e assim o estudante precisa colocar em sua frente apenas o que precisa prestar atenção.

Deixe em sua mesa apenas o que for essencial a utilizar

Procure guardar materiais de estudos que não irá utilizar sempre no mesmo lugar. Desta forma você não tem de ficar procurando o que precisa todas as vezes, poupando assim mais tempo e concentração. Os hábitos de deixar materiais em um mesmo lugar acaba por agilizar todo o processo, e acaba por desconcentrar menos. Sempre deixe a mão o que for interessante utilizar, como uma caneta, lápis ou uma borracha.

Cronogramas detalhados fazem toda a diferença, por isso faça um planejamento por escrito

Este cronograma deverá ser feito em cadernos, agendas, computadores ou até mesmo um bloco de notas no celular. Procure apenas deixar registrado já que apenas na cabeça não dá, somos apenas bons em lembrar de grandes datas, nomes, mas os detalhes e assuntos mais minuciosos acabam fugindo com facilidade. Por isso é melhor anotar.

O cronograma pode ser dividido em meses, semanas e dias

Saiba que em cada um dos dias, procure delimitar qual será o momento exato dos estudos e quantas horas deverão ser dedicadas a ele. É possível estabelecer que estudará em um horário específico. Mas procure se lembrar de considerar outras atividades que podem fazer parte da semana, como por exemplo a academia, danças, aulas de idioma, entre outras coisas. Por isto mesmo, pense em suas outras coisas antes de determinar o horário.

Agrupe disciplinas estudadas em um dia por conteúdos que sejam semelhantes

Muito mais do que estudar em uma área que você domina depois de ver matérias difíceis, procure investir em conteúdos semelhantes que lhe auxiliam a espairecer. Cada um dos assuntos acaba ativando comportamentos diferenciados em nosso cérebro, e acabam exigindo uma concentração diversificada. Por este motivo é melhor manter tópicos que sejam parecidos em um mesmo dia.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um comentário